
Biografia de malba tahan
Júlio César de Mello e Souza é o autor do pseudônimo "Malba Tahan", ele criou esse personagem pois acreditava que um escritor brasileiro não chamava atenção escrevendo contos árabes.
Júlio foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor.
Ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio, porém viveu grande parte da sua vida em Queluz, uma pequena cidade do leste do estado de São Paulo, já criança gostava de escrever histórias, e até fez uma criação de sapos no quintal. Seus pais eram professores e Júlio tinha 8 irmãos.
Estudou nos colégios Pedro II e no colégio Militar e concluiu o curso de professor primário e depois diplomou-se em Engenharia Civil.
Sua carreira começou quando participou de uma colaboração ao jornal "O Imparcial", nessa época ele decidiu criar seu pseudônimo, Malba Tahan.
Júlio de César escreveu mais de 100 livros e muitos deles com base na matemática como: "O homem que calculava" (mais conhecido entre eles), "Matemática Recreativa", "As maravilhas da Matemática", e entre outras obras.
Faleceu no dia 18 de junho de 1974, em Recife, onde ministrava os cursos “A Arte de Contar Histórias” e “Jogos e Recreações” no Colégio Soares Dutra.
​
​